5h2014

Como forma de incentivar o microempreendedor, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico segue desenvolvendo ações para o Centro de Atendimento Empresarial (CAE). Desde o início da gestão, os serviços ofertados aos usuários tem sido ampliados, foram nomeados mais três agentes de crédito que prestam esses atendimentos, anteriormente a secretaria contava com apenas um agente de crédito. Além dos serviços básicos aos MEIs, como abertura, alterações cadastrais e emissão do Documento de Arrecadação, também aram a ser realizados serviços como declaração anual e o processo de emissão do alvará via RedeSim.

No ano de 2020, o CAE realizou de janeiro a setembro, 609 atendimentos. Já no ano de 2021, com a ampliação dos serviços ofertados, o número chegou a um total de 1.073, o que representa um crescimento de 76,19% nos atendimentos em relação ao mesmo período do ano anterior. De janeiro a setembro de 2022, mesmo com três meses para o encerramento do ano, foram feitos 2204 atendimentos, já se tem um aumento de 105,00% em relação ao mesmo período em 2021, e incríveis 262,00% em relação a 2020 ao mesmo período de janeiro a setembro daquele ano. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico explica que uma das missões da pasta é impulsionar as empresas. Ele ressalta que além de novos serviços, também foram realizadas palestras, cursos e workshops. “Em parceria com o Sebrae estamos realizando palestras e workshops. É importante destacar que também foi oferecido orientações como a de Linha de Crédito para o fomento de negócios, em parceria com o Desenvolve MT, além da consultorias nas áreas financeira e comercial, gratuitas” pontuou. 

O secretário destaca, que a ampliação dos serviços possibilita a orientação para empresas que já estão em funcionamento. “A equipe orienta até mesmo empresas que não tiveram a abertura realizada aqui, elas também são contempladas e empresas de pequeno porte do município. Uma das missões da pasta é impulsionar as empresas".

O coordenador do CAE, Jefferson Diniz pontua que esses números crescerão ainda mais. “O ano ainda não terminou, e a expectativa é que os números superem o ano ado todo. Sinop é hoje um dos municípios com maior vocação para o empreendedorismo, é polo para outros municípios, com grande potencial logístico, turístico e comercial, e isso faz com que cada vez mais, surjam novas oportunidades no município”.

De acordo com dados do compilados pela SEDEC, do do Mapa de Empresas dos Governo Federal, de janeiro a setembro de 2022, foram abertas 4.051 novas empresas no município, destas 2.993 foram MEI’s, um total de 73,88%. Atualmente Sinop conta com 14.844 MEI’s abertos. Com o aumento dos números, a expectativa é que o ano de 2022 supere o ano de 2021, no número de abertura de empresas.

Fonte: Assessoria / Redação e2x50

Mais notícias 171ku

Notícias 6e4k23