Conforme o prefeito, a obra está dentro do prazo esperado. “Essa é mais uma parceria público-privada; os investimentos devem superar os R$ 3,5 milhões”, explica Ari. Parte dos investimentos são de uma compensação ambiental da Usina Hidrelétrica de Sinop e outra da FS.

Já Marcelo explica que a visitação ao parque foi fechada para garantir a segurança dos usuários e também dos trabalhadores. “Há vários caminhões e máquinas pesadas trabalhando e foi pensando em evitar acidentes que fechamos a visitação”, destaca.

A expectativa é que até o fim do primeiro semestre de 2023 os sorrisenses recebam um espaço ao ar livre totalmente remodelado, com sede istrativa, ibilidade para que as pessoas com dificuldades de o possam compartilhar do  lugar e, ainda, totalmente iluminado para que que seja possível aproveitar o lugar tanto durante o dia quanto à noite.  

 

O Parque Natural Municipal

O espaço do Parque Natural Municipal Claudino Francio compreende 122.848,29 m² (cento e vinte e dois mil, oitocentos e quarenta e oito metros quadrados). Dentro desse espaço a meta é conservar, proteger, ampliar e recuperar a fauna e flora do ecossistema natural local; valorizar a paisagem local e assegurar condições de bem estar público; desenvolver atividades socioambientais e técnicas científicas a fim de aprofundar o conhecimento e a conscientização ambiental junto à população; preservar os remanescentes de mata nativa, bem como a proteção das faixas de preservação permanente e a recuperação das matas ciliares.  

O até então parque Ecológico Claudio Francio ou a receber a nomenclatura de Parque Natural Municipal Claudino Francio pelo decreto 123 de setembro de 2018. A alteração se deu como reconhecimento de áreas iveis de criação de unidades de conservação na categoria de unidades de proteção integral, possibilitando a  gestão, captação e aplicação de recursos de compensação ambiental de empreendimentos a serem instalados no Município e região.