Nascente Tambaqui recebe ação de educação ambiental da Escola Marinês 70w46
5h2014
Foi realizada na nascente Tambaqui uma ação de educação ambiental promovida pela Escola Estadual Prof.ª Marinês Fátima de Sá Teixeira, com o apoio da Prefeitura de Alta Floresta, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Fica o agradecimento do Corpo de Bombeiros de Alta Floresta por acompanhar essa ação e dar apoio caso em caso de alguma situação de emergência.
A atividade trabalhou a temática “Práticas Corporais de Aventura na Natureza e Sensibilização Ambiental”, com o objetivo de proporcionar aos alunos um momento de interação com a natureza e destacar a importância dessa convivência.
Vale lembrar que a nascente Tambaqui foi a primeira a integrar o Programa Adote uma Nascente, tendo como padrinho a Loja Maçônica Adonai e como adotante a Escola Estadual Prof.ª Marinês Fátima de Sá Teixeira. A área total da nascente é de 1,8 hectares.
O Adote uma Nascente é uma política pública desenvolvida no município, regulamentada pelo Projeto de Lei nº 024/2018, e já contribui para a preservação de mais de 77 hectares de áreas dentro do perímetro urbano. A iniciativa foi inspirada em uma ação do Projeto Olhos D’Água da Amazônia, que implementou o mecanismo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).
Para a estudante Samantha Miranda de Almeida, visitar a nascente Tambaqui foi um momento de reflexão: “Estar aqui me faz perceber o quanto é importante cuidarmos do meio ambiente. Gostei dessa interação com a natureza e de ver que, mesmo dentro da cidade, temos um espaço com tamanha diversidade de plantas. Isso é muito bom”.
A professora e mestranda Camila Carolina Arruda Xavier destacou a importância do contato com a natureza. “Essa atividade busca trabalhar o esporte na natureza e as práticas corporais como um todo, incluindo acampamento e outras atividades ao ar livre, com seus significados, além de colocar o corpo em movimento”.
O diretor de Desenvolvimento Sustentável, José Alesando Rodrigues, pontuou que, além da preservação ambiental, o programa também tem um papel educativo. “Os estudantes da Escola Marinês participaram de uma ação de educação ambiental, vivenciando a experiência de conhecer uma nascente e compreender sua dinâmica, mesmo localizada dentro do perímetro urbano.”
A atividade na nascente Tambaqui integra as ações de extensão da professora Camila, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos da Unemat – Campus Alta Floresta, sob orientação do professor Dr. Vinícius Augusto Morais.